Programa Cuidar de Si

Como pretensão de responder ao chamamento do espírito investigativo, no ano de 2017, iniciamos, de forma independente, experiências por meio de oficinas denominadas “Um Convite ao Encontro de Si”, que, ousavam oportunizar aos participantes a experimentar o encontro de si e entre si.
 

Nossa atuação foi crescendo e atendendo algumas redes municipais de ensino e algumas escolas privadas. Agora, não apenas com oficinas, mas também com um processo formativo intermediado pelo grupo de pesquisa e extensão “Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias” – (EDUCAT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil, por meio do Projeto de Extensão “Residência Docente”.

o Programa Cuidar de Si trata-se do cuidado de si como atenção às atitudes de olhar para si mesmo, tratando de sua saúde, aprimorando atitudes éticas de justiça, compaixão, sem comportamentos de exclusões, sem comentários maldosos sobre os outros, mas ciente do seu poder de interferir para melhorar as coisas do mundo.

Vemo-nos diante de uma sociedade regida pelo lucro, na qual o acúmulo de bens materiais afigura-se como sinônimo de sucesso individual, e, desse modo, o desafio de educar para a existência, por vezes, parece impossível. Acreditamos que, por meio do processo educativo, os sujeitos envolvidos sejam capazes de construir-se, cultivar-se, formar-se em seu percurso de vida e se apoiar em um paradigma que concebe a educação em sua integralidade.
No entanto, para desenvolver esse processo formativo, faz-se necessária uma inovação pedagógica, em que o estudante possa ser visto como protagonista do seu conhecimento, e a aprendizagem do aluno seja o fator sine quo non para se falar num verdadeiro ato educativo.

Maiores informações em: http://programacuidardesi.com.br

Prancheta 2 (1).png