Buscar
  • ReDEC

Web Conferência: educação do campo em tempos de crise

Atualizado: Jun 19


Hoje, 16 de junho de 2020, o professor Welson Barbosa, da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás (UFG), conduziu o que acreditamos ser um dos momentos mais comoventes de nossas palestras em Glória do Goitá. O tema “Educação no Campo” trouxe muito mais do que coisas que os professores poderiam fazer para incrementar em suas aulas, mas, reafirmou a identidade campesina desse professor e dos alunos.


A fala de abertura do nosso palestrante já começou emocionando a todos os 61 participantes da reunião, quando, citando Miguel Arroyo disse que a educação no campo tem sido referência e exemplo para a educação urbana.


Foi um momento de grande conhecimento e reconhecimento. O professor Welson comparou a vivência das escolas do campo com as escolas da infância, nos anos 70 e 80, com isso, exemplificando como o aluno do campo é um aluno diferenciado, e como a relação aluno professor é mais próxima e afetiva. E ainda ressaltou: “a educação é uma prática de amor”.


No decorrer do bate-papo, Welson lançou perguntas aos professores presentes sobre como ajudar os alunos do campo a desenvolverem-se melhor, e um questionamento: quem é mais inteligente, o professor do campo ou da cidade? Com isso, algumas respostas foram bem pertinentes, como:


Sabrina Barcelar

“O professor do campo não é mais nem menos inteligente que o professor da cidade, ele aplica o conhecimento de forma diferente.”


Helena Maria

“O Professor do campo conhece o lugar que está e aplica seu conhecimento de forma que os alunos aprendam com o que possuem por perto.”


O que mostrou a todos que os saberes do campo são infinitamente importantes para a vida de todos, que devem ser aplicados da melhor forma na realidade dos alunos e que os professores cada dia mais tem um papel de agentes transformadores da visão da educação do campo.


Para a residente Mayra Mendes, que conduziu a web conferência, esse momento foi muito valioso, pois mostrou para ela, que foi estudante de escola urbana, as inúmeras possibilidades presentes nas escolas do campo e ainda que os alunos do campo não precisam sair de lá para ter uma carreira de sucesso afinal.


Mayra Mendes

“Graças aos saberes do campo, nosso país ainda está de pé e com comida na mesa de muitos.”


A web conferência finalizou com a partilha de relatos carregados de sentimentos pelos professores que vivenciam a vida no campo e uma salva de palmas virtual para o excelente momento vivenciado por todos.






#Palestra #Educaçãodocampo #webconferência #EAD #GlóriadoGoitá

0 visualização