Buscar
  • ReDEC

Residentes e Alunos dos Clubes de Ciências ReDEC/Feira Nova recebem Menção Honrosa.



Ocorreu nos dias 23 a 25 de outubro de 2019 a II Feira de Ciências do Agreste Pernambucano 2019. Na ocasião, jovens pesquisadores apresentaram suas pesquisas e compartilharam suas experiências com outros pesquisadores do agreste pernambucano. A Feira tem o objetivo de promover a divulgação e popularização da ciência a partir da apresentação de projetos e atividades desenvolvidos nas escolas da região.

No total, a ReDEC, em parceria com a Secretaria de Educação de Feira Nova, credenciou oito Clubes de Ciências. Participaram 16 alunos das escolas municipais, 13 residentes da UFPE e uma professora. Ao final, quatro dos oitos trabalhos apresentados receberam menção honrosa e foram selecionados para apresentar seus trabalhos em outras Feiras, sendo um para MOSTRA CLACK – 2020, Feira do Colégio Luterano Arthur Konrath, no RIO GRANDE DO SUL, e os outros três para EXPOTEC – 2020, Exposição de Tecnologia e Ciências, em CAMARAGIBE – PE.

Para Fredson Murilo, Coordenador da ReDEC, o reconhecimento recebido através da menção honrosa significa muito mais do que um prêmio. “Representou a confirmação de uma trajetória que iniciou há três anos e que tem contribuído para formação dos Residentes e alunos as escolas de Feira Nova que participam da ReDEC. A iniciação científica júnior é uma oportunidade de potencializar os aprendizados na área de ciências por meio da relação ensino e pesquisa e estimular o conhecimento científico desde cedo”, salienta.

Vyttor Matheus, Residente da Escola Padre Nicolau, recebeu Menção Honrosa no trabalho “Toxicidade de Plantas Medicinais Utilizadas pela Comunidade de Feira Nova – PE”. Ele conta que o trabalho foi construído a partir da curiosidade dos alunos do Clube de Ciências “O segredo das Plantas”.

“Como Os Alunos Do Ensino Fundamental II Experienciam A Felicidade”, “Adubo Orgânico E Reciclagem: Conservando Nosso Solo”e “Preservar Para Garantir” foram trabalhos conduzidos respectivamente pelos residentes Janaina Cavalcanti, Renan Belém, além da professora Dalvinha Alves que também receberam menção honrosa e credenciais para a EXPOTEC – 2020, Exposição de Tecnologia e Ciências, em CAMARAGIBE – PE.

Outros trabalhos também foram apresentados: “Clubinho de ciência como ferramenta conscientizadora acerca do lixo produzido no município de Feira Nova-PE”, “Clube de Ciências como ferramenta para promover ensino por investigação e conscientização acerca da água no Município de Feira-Nova”, Clube de Ciências: Conhecimento e Ensino sobre as Plantas Medicinais”; Metodologias Ativas e Empreendedorismo na Educação pelos Residentes da UFPE Carol Novaes, Flávia Lobato, João Júnior e Mayara Lima.

A ReDEC tem incentivado cada vez mais a realização de experiências que envolvam o ensino, a extensão, a inovação e a pesquisa científica. O objetivo é formar cidadãos investigativos e pensantes. #FCAP #feiradeciencias #ciencias #ensino #escola #tecnologia #agreste #pernambuco #feiranova #ufpe #redec

0 visualização