No dia 28 de Maio, a ReDEC protagonizou um diálogo bastante interessante envolvendo cultura popular, educação e socialização de crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social, refugiados de guerra e situação de cárcere precoce (abrigos, casa de passagem e centros de ressocialização). A live foi conduzida pela ótica da Capoeira Angola, trazida pelo Mestre Roxinho (especialista em Desenvolvimento Comunitário e Bem Estar Social) e nosso residente Marcelo Guerra.

Neste momento, conteúdos transdisciplinares e dinâmicas musicadas com movimentações em coletividade, resumiram o que seria a Ginga Socioeducacional, da Capoeira Angola nos campos da educação formal e não-formal. A live abordou a reafricanização da educação com suas propostas antirracistas e decoloniais, atreladas a oralidade como linguagem.

Maria Perez, uma espanhola com mestrado em coordenação de projetos sociais e que acompanhou a live, resumiu a metodologia da Ginga Sócioeducativa no Projeto Bantu na Austrália em formato de mapa mental. E ainda apresentou o resumo em dois idiomas. Seguem nas Imagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap