• Ana Alice Barros

Redec firma parceria com a Prefeitura de Paudalho

Atualizado: há 2 dias


Mais de 8 mil alunos do Ensino Infantil e Fundamental serão contemplados com os trabalhos que serão desenvolvidos. A Iniciativa capacitará por meio de processos de inovação e tecnologia mais de 276 professores.

O Programa Residência Docente nas Ciências (Redec) acabou de firmar acordo de trabalho com a prefeitura de Paudalho, município localizado na zona da Mata pernambucana, a 47 quilômetros da capital do estado. “Essa parceria prevê a capacitação dos profissionais ligados à rede municipal de ensino daquela localidade. Vamos atender às necessidades dos docentes e alunos que se encontram na fase da Educação Infantil e Ensino Fundamental”, comenta o coordenador da Redec, Marcos Barros.


O trabalho desenvolvido atingirá também os profissionais ligados às áreas administrativas da educação municipal, gestores e supervisores escolares; e contemplará, ainda, os pais e responsáveis dos alunos e docentes da universidade. “Estou muito feliz em ver o compromisso do município na busca de uma educação de qualidade para todos. O que aumenta nossa expectativa com os desafios e as possibilidades de inovação pedagógica que será possível desenvolver nas escolas”, enfatizou Dalvaneide Araújo, Doutoranda do Programa Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e coordenadora da Redec.


“O meu objetivo é impactar os estudantes, professores e gestores de Paudalho. Quero que todos sintam-se confiantes para enfrentar os desafios que a pandemia impôs sobre o ensino e, dessa forma, aproveitarem ao máximo suas potencialidades e compreenderem suas limitações”, destacou Pollyana Andrade, mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela UFPE, uma das residentes da Redec, que atuará em Paudalho.


A Redec auxilia cidades do interior de Pernambuco a construir e consolidar uma rede de ensino pública mais conectada às demandas sociais contemporâneas. Neste trabalho, os professores e alunos ocupam papel central nas atividades planejadas e executadas, que estão sempre pautadas pela originalidade, criatividade e inovação para assim aprimorar a estrutura educacional do Nordeste e, consequentemente, do Brasil.


O impacto das ações da Redec pôde ser sentida em 2019, na Rede Municipal de Ensino de Glória de Goitá, que foi destaque no Prêmio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), que indica os melhores desempenhos educacionais. Tendo Glória do Goitá como exemplo de sucesso, a Redec, pretende repetir os resultados em Paudalho.


28 visualizações0 comentário