A palestrante pontuou a importância de se discutir a criatividade, uma vez que ser criativo é parte do que significa ser humano. Ainda apresentou na sua fala elementos de todo o movimento tecnológico e digital que vem sendo desenvolvido no contexto da realização de atividades remotas. Também discutiu sobre a necessidade de treinamentos para que a criatividade possa ser estimulada e consequentemente ser visualizada nas processos de ensino aprendizagem.
Para promover interatividade e discutir os conceitos de criatividade, a curadora promoveu um tutorial de como utilizar a plataforma do Mentimeter e da extensão Loom, além de demonstrar outros exemplos que podem ser executados a partir do aplicativo.
Parte da interação promovida destinou-se a responder o questionamento sobre o que é ser um professor criativo. Algumas das respostas sugeriram que ser um professor criativo está ligado a estar inquieto com o comum, reconhecer que o objetivo central não é o conteúdo mas a aprendizagem significativa dos alunos e a necessidade de persistir na adaptação, especialmente nesse momento.
A atividade contou com a presença de aproximadamente 100 professores da Educação Básica, que foram estimulados a procurar, conhecer e explorar as possibilidades educativas dos aplicativos que estão sendo utilizados na produção das atividades remotas.
No chat da palestra, alguns professores avaliaram o encontro:
Adelma Lima
Dicas maravilhosas 🤝🤝
Alberes Barbosa
Excelente!!
Saionara Coutinho
Dicas muito enriquecedoras.
MARIA ALMEIDA
Muito Bom!
Betânia Matos
Dicas ótimas.
Alberes Barbosa
Fço atividade nesse seguimento com meus alunos.
E na maioria das vezes tem a participação dos pais.
Isabel Pauline
Estarei com eles também nesses dias e vou falar um pouco sobre isso também! 😘