/Hoje, 10 de junho de 2020, aconteceu mais uma atividade do Primeiro Ciclo de Palestras Online da ReDEC, em parceria com a Secretaria de Educação de Glória do Goitá. Dessa vez, a discussão circulou em torno da temática AULAS REMOTAS COM CRIATIVIDADE, conduzida pela professora doutora em Educação, Auxiliadora Padilha.

A palestrante pontuou a importância de se discutir a criatividade, uma vez que ser criativo é parte do que significa ser humano. Ainda apresentou na sua fala elementos de todo o movimento tecnológico e digital que vem sendo desenvolvido no contexto da realização de atividades remotas. Também discutiu sobre a necessidade de treinamentos para que a criatividade possa ser estimulada e consequentemente ser visualizada nas processos de ensino aprendizagem.

Para promover interatividade e discutir os conceitos de criatividade, a curadora promoveu um tutorial de como utilizar a plataforma do Mentimeter e da extensão Loom, além de demonstrar outros exemplos que podem ser executados a partir do aplicativo.

Parte da interação promovida destinou-se a responder o questionamento sobre o que é ser um professor criativo. Algumas das respostas sugeriram que ser um professor criativo está ligado a estar inquieto com o comum, reconhecer que o objetivo central não é o conteúdo mas a aprendizagem significativa dos alunos e a necessidade de persistir na adaptação, especialmente nesse momento.

A atividade contou com a presença de aproximadamente 100 professores da Educação Básica, que foram estimulados a procurar, conhecer e explorar as possibilidades educativas dos aplicativos que estão sendo utilizados na produção das atividades remotas.

No chat da palestra, alguns professores avaliaram o encontro:

 

Adelma Lima

Dicas maravilhosas 🤝🤝

 

Alberes Barbosa

Excelente!!

 

Saionara Coutinho

Dicas muito enriquecedoras.

 

MARIA ALMEIDA

Muito Bom!

 

Betânia Matos

Dicas ótimas.

 

Alberes Barbosa

Fço atividade nesse seguimento com meus alunos.

E na maioria das vezes tem a participação dos pais.

 

Isabel Pauline

Estarei com eles também nesses dias e vou falar um pouco sobre isso também! 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap