Caríssimos colegas das Áreas de Ensino, de Educação e demais áreas afins, Professores da Rede de Educação Básica e Orientadores Educacionais.

A comissão organizadora do Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica – CIECITEC – busca, nessa quinta edição, promover uma reflexão sobre o papel da Educação Científica na contemporaneidade e sua contribuição para que se atinjam as metas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Parte da premissa de que para se ter uma sociedade democrática e não excludente é necessária a participação ativa e crítica dos cidadãos. Desse modo, a formação de competências para a cidadania deverá levar a compreensão de aspectos como: i) ser capaz de expressar seus julgamentos de valor; ii) diferenciar entre decisões pessoais de âmbito individual e decisões coletivas de âmbito público; iii) reconhecer e aceitar direitos, deveres e oportunidades em uma sociedade pluralista. Por outro lado, a humanidade encontra-se em um período de muitas transformações socioambientais e vários sinais, incluindo o vertiginoso crescimento populacional, o elevado padrão de consumo, a poluição urbana, as mudanças climáticas, a perda da diversidade dentre outros aspectos, indicam que estamos em uma trajetória insustentável.

Nessa direção, a educação científica é crucial, pois para a formação de uma cidadania crítica e responsável é necessário reforçar conexões e sinergias entre a ciência, a criatividade, o empreendedorismo e a inovação.

Neste V CIECITEC teremos em conjunto mais dois eventos, o IV FÓRUM INTERNACIONAL DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL e o II CONGRESSO BRASILEIRO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO em uma colaboração com a Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul – AOERSG.

Estes eventos serão realizados nos dias 15, 16 e 17 abril de 2020, na URI, Campus de Santo Ângelo-RS.

Agradecemos pela sua colaboração na divulgação dos eventos e contamos com sua participação.

Datas Importantes:

25/11/2019 – Abertura do prazo para submissões de Trabalhos e Inscrições no Evento;

20/01/2020 – Data limite para submissões de trabalhos; 28/02/2020 – Data limite para divulgação dos trabalhos aceitos;

02/03/2020 – Data limite para pagamento das inscrições para autores de trabalhos aceitos;

15/04/2020 – Data limite para inscrições no V CIECITEC; Em cada uma das áreas temáticas o melhor trabalho na avaliação por pares, será publicado na última edição de 2020 do periódico ENCITEC (ISSN:2237-4450). Todos os trabalhos serão publicados nos Anais do evento. Site estará disponível no início de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap