Buscar
  • ReDEC

EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA



Hoje, 29 de junho de 2002, foi dado início a primeira palestra da Jornada Pedagógica com a participação de aproximadamente 209 pessoas. A reunião ocorreu através do Google Meets e contou com o palestrante Juarez Nunes, formado em Letras e pesquisador sobre a educação inclusiva e obras de artes para deficientes visuais. A temática trabalhada foi “Educação Inclusiva em Tempos de Pandemia”.


De início, o palestrante indagou sobre os conhecimentos prévios do público sobre o que é a inclusão, fazendo uso da plataforma Mentimeter para visualização das respostas.


Ao longo da palestra foi abordado o contexto histórico envolvendo pessoas deficientes e seus desafios ao longo dos anos até os tempos atuais. Juarez falou sobre os tipos de inclusão, como a inclusão social, escolar, profissional e digital, discutindo, ainda, como se dá o processo de discriminação.


O palestrante citou Carvalho (1999) ao falar sobre algumas estratégias para favorecer a Educação Inclusiva, entre elas: preparação e dedicação do corpo docente, apoio especializado para pessoas com deficiência e a realização de adaptações curriculares. Foi sugerido, ainda por Juarez, alguns aplicativos e plataformas que podem auxiliar os docentes a promoverem a educação remotamente para alunos com deficiência, como o Hand Talk, Dosvox, Movimento Down e Fábrica de Aplicativos.


Seguem abaixo algumas falas e perguntas dos docentes acerca da educação inclusiva:


Marisa Santana:

“Estou cursando Pedagogia. O curso oferece uma cadeira de Educação Inclusiva e uma cadeira de Libras, mas são bem introdutórias. ”


Elioneide Ryan:

“Professor, tenho uma aluna com retardo mental moderado e estou encontrando dificuldades com ela nessas aulas remotas, pois os pais não possuem acesso à Internet. Como posso estar trabalhando, além de atividades impressas? ”


Marisa Santana:

“Professor, algumas pessoas discordam do termo “deficiente” pois este tende a compreensão de não eficiente. Há alguma definição para isso? ”


0 visualização