Buscar
  • ReDEC

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OLHANDO PARA O DIREITO DAS CRIANÇAS

Atualizado: Jun 19


O dia 18 de junho de 2020 ficou marcado com uma troca significativa de vivências entre as pesquisadoras da primeira infância e a rede de ensino do município de Glória do Goitá. O evento foi responsável por levantar o debate, dentro de diferentes contextos sociais, referente a importância do diálogo sobre os direitos das crianças neste momento pandêmico. As doutoras Viviane de Bona e Catarina Carneiro trouxeram uma série de questões sobre os comportamentos e as vivências das crianças na quarentena.


A palestra foi iniciada com um esclarecimento acerca do direito que as crianças possuem em vivenciarem sua infância. Para as pesquisadoras, as vivências na infância são retratos de marcos culturais e sociais. É importante escutar, olhar e perceber quais são os seus anseios para que, juntos, possamos analisar as diferenças das crianças.


Nota-se que, o contexto do isolamento social tem gerado sentimentos, experiências e realidades diferentes. Esse cenário pode envolver e mover os nossos sentimentos e emoções e isso não se faz diferente com as crianças. Porém, é necessário dar visibilidade às crianças como atores sociais e não apenas como objetos no processo de aprendizagem.


As professoras apresentaram uma citação sobre a infância declarada por Frones (1993) apud Hassen e Müller (2009) que nos permite compreender que cada vivência possui um contexto diferente, que vai estimular um relato diferente, e que, como professores, não podemos nos restringir a fala de uma única infância.


Sabemos que as escolas estão afastadas das crianças por causa da pandemia e que existem estudos demonstrando que o adoecimento emocional dos pais tem se potencializado muito durante esse processo. Diante destas informações, as professoras Viviane e Catarina compartilharam ideias sobre como os pais podem agir durante a pandemia para as criança continuarem seu desenvolvimento brincando. O Projeto Catalogando Ideias apresenta diversas atividades para serem realizadas com as crianças e assim estimular o desenvolvimento de várias habilidades e o melhor, sem deixar de brincar.


Durante a palestra, alguns participantes se pronunciaram e ajudaram a construir essa troca de experiências:


Dyjanete Tavares

As falas foram muito importantes, faz-nos lembrar da nossa infância, com brincadeiras e sempre junto do outro. E a palestra se faz necessária para olharmos nossas crianças com mais cuidado.


Sabrina Bacelar

É muito bom lembrar que devemos colocar nossas crianças para brincar, no sentido literal da palavra, sem o foco na tecnologia, mas fazendo a criança entender que existem regras, direitos e deveres. Eu gostaria que os pais usassem esse momento para conhecer e ter maior contato com seus filhos.


Ines Pedrozo

Inovou na questão do NOVO normal, como lidar, planejar e trabalhar nesse tempo de Pandemia.


Para maiores informações sobre o catalogando ideias, assim como os outros projetos realizados pelas professoras, as mesmas disponibilizaram os links abaixo.


https://ficadicadoce.wordpress.com/


Nossas plataformas:

Spotify https://open.spotify.com/show/6TPRLRamUP3RlrIQ7zhGzP?si=4ScOSOxEST2lr_p-nI-vzw

Apple Podcasts

https://podcasts.apple.com/us/podcast/com-viver-a-vida-com-as-crian%C3%A7as/id1512958490?uo=4

Deezer

https://www.deezer.com/show/1224792

Google Podcasts

https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly93d3cuc3ByZWFrZXIuY29tL3Nob3cvNDM4Njg4My9lcGlzb2Rlcy9mZWVk


E lembrem sempre, o encantamento convida à aprendizagem.


#crianças #pandemia #palestra #educaçãoinfantil

0 visualização