Buscar
  • ReDEC

Coletivo de Ensino de Ciências tem início em Glória de Goitá

Esta semana os professores das escolas municipais dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Glória de Goitá iniciaram um projeto inovador através de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professores das escolas Djalma Souto Maior Paes, Fernanda Dornelas, Joaquim Coutinho, Maria Euzanira Bezerra da Rocha, Rosa Beltrão e Santa Rita, sob a curadoria dos professores Marcos Barros e Dalvaneide Araújo, discutiram as metas e os desafios do Coletivo na cidade.


Para Marcos Barros, professor do Centro de Educação da UFPE, “é um presente trazer a universidade para a cidade porque é justamente no chão de escola que professores e alunos ressignificam suas estratégias e direcionam caminhos mais reais para uma formação de professores mais voltada para a realidade do Mercado”.

A constituição do Coletivo de Ensino de Ciências de Glória de Goitá é a primeira ação da Residência em Ensino de Ciências (ReDEC) na cidade, em parceria com o projeto de extensão Construindo a Identidade e Profissionalidade Docente nas Licenciaturas (Acex), coordenados pelos professores Fredson Murilo e Marcos Barros.

Para a professora Érica Lima, o projeto é uma conquista para Glória de Goitá: “me conquistou desde o primeiro encontro.” O professor Sérgio Alves confirma a importância do projeto para a cidade: “parabéns pela iniciativa, que Deus abençoe e que venha a dar tudo certo durante todo o processo”.

A ação ainda conta com a participação da doutoranda da Universidade de Coimbra e consultora pedagógica Dalvaneide Araújo e pelo portal Educação Emocional, através da pesquisadora Mariana Arantes (www.educacaoemocional.com.br).

De julho à dezembro, o coletivo promoverá várias atividades na cidade como formações pedagógicas, cursos online, palestras, feiras de ciências, clubinhos de ciências, visitas técnicas, entre outras propostas.

#educação #ciência #redec #glóriadogoitá #marcosbarros #dalvaneidearaujo #fredsonmurilo #acex #marianaarantes #educaçãoemocional #coletivo

0 visualização