Ações

FORMAÇÃO DE GESTORES

OBJETIVO

Vivenciar práticas de gestão com os diretores das escolas na educação contemporânea desenvolvendo características pessoais, interpessoais e de liderança, construindo coletivamente instrumentos e práticas norteadoras das atividades gestoras em seu cotidiano escolar.

DESENVOLVIMENTO

O programa será desenvolvido presencialmente através de uma metodologia vivencial teórica, buscaremos desenvolver a auto reflexão dos participantes para que através de uma concepção coletiva seja possível construir instrumentos e práticas norteadoras das atividades gestoras em seu cotidiano escolar.

FORMAÇÃO DE COORDENADORES

OBJETIVO

Apoiar a Coordenação Pedagógica a desenvolver suas ações pertinentes a sua função de forma qualificada, com vistas à melhoria do trabalho educacional ofertado aos estudantes e familiares. Dessa forma, avaliar o impacto das intervenções educacionais é fundamental.

 

DESENVOLVIMENTO

As formações são presenciais com ações formativas para a construção de Instrumentos de acompanhamento e Medição para Avaliação Institucional e aplicação do plano de ação na escola, além da agenda de acompanhamento pedagógico.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

OBJETIVO

Complementar a formação teórica dos professores rompendo com visões que não promovem o pensamento crítico por meio de oficinas, minicursos, palestras e vivências na qual serão realizadas formações disciplinares e interdisciplinares em espaço formais e não formais de ensino estabelecendo uma cultura de formação continuada.

DESENVOLVIMENTO

As formações serão na modalidade presencial e a distância, facilitados por consultores. As formações atendem a todas as áreas da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os conteúdos abordados são determinados após diagnose realizada com os professores nos primeiros encontros, sendo eles responsáveis pela avaliação após cada encontro para melhoria das formações.

IMERSÃO DE RESIDENTES

OBJETIVO

Imergir os alunos da licenciatura diversas da Universidade Federal de Pernambuco nas escolas parceiras visando diminuir o abismo de muita teoria adquirida na universidade com a prática do dia-a-dia, trocas de experiências com os professores com práticas inovadoras mais atual da academia.

DESENVOLVIMENTO

Os licenciandos são imergidos nas escolas parceiras por um período contínuo e ininterrupto. Nesse período, o licenciando terá um contato sistemático e temporário com a comunidade escolar para aplicação de ferramentas para desenhar coreograficamente a escola parceira.

VIVÊNCIAS FORMATIVAS

OBJETIVO

Promover formações em serviço para professores e formações para os alunos, ao mesmo tempo em que forma os residentes que estão atuando no projeto.

DESENVOLVIMENTO

Esse projeto une a formação em serviço, o uso de metodologias ativas em sala e um sistema holístico de profissionalização mais complexo e mais rico para professores, alunos e licenciandos. Esse tripé é construído através da imersão total da equipe no chão da escola, permitindo um maior conhecimento e entendimento de toda a comunidade escolar.

CLUBES DE CIÊNCIAS

OBJETIVO

Desenvolvimento de pesquisas por alunos dos Anos Finais levando-os a construir seus próprios conhecimentos, contribuindo para uma postura crítica e questionadora e despertando no professor em serviço o desejo de trabalhar pesquisas investigativas.

DESENVOLVIMENTO

Criação de um clube de ciências, articulado pelos residentes nas escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental participantes do programa. Serão selecionados pelos residentes alunos com interesse em participar de pesquisas e compor o clube de ciências. Esse clube oferecerá aos alunos perspectivas diferenciadas sobre o ensino de ciências e serão colocados em situações reais de investigação.

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE

OBJETIVO

Criação de um núcleo para aprimorar o programa de formação de formação continuada da rede de ensino das escolas parceiras.

DESENVOLVIMENTO

Selecionamos professores da rede de ensino da escola parceira para compor o núcleo, que utilizará os resultados de avaliação para melhorar o processo de ensino aprendizagem, tendo em vista a formação contínua e permanente da rede municipal/privada de ensino.

MÍDIAS SOCIAIS

OBJETIVO: 

Desenvolver peças midiáticas bem elaboradas, pois elas podem gerar um grande impacto diante do seu público.
 

DESENVOLVIMENTO:

A equipe da ReDEC conta com a participação de um design para produção das peças.

PALESTRAS

OBJETIVO: 

A equipe da ReDEC também participa de encontros e debates organizados por outras
instituições.

 

DESENVOLVIMENTO:

Contribui com conteúdos sistematizados e apresentando palestras sobre tendências em educação.

OFICINAS

OBJETIVO: 

Desde 2017 a ReDEC oferece oficinas sobre Ensino por Investigação, Metodologias Ativas e Tendências Educacionais.
 

DESENVOLVIMENTO:

As oficinas são ministradas por consultores Doutores, Mestres, Especialistas e Residentes para rede pública e particular de ensino.

SEMANAS TEMÁTICAS

OBJETIVO: 

Difundir e popularizar a ciência, por meio da discussão de temáticas diversas.
 

DESENVOLVIMENTO:

Contempla palestras, oficinas e outras ações com pesquisadores da área em foco, podendo ser realizado nas escolas parceiras.

PRODUÇÃO DE EVENTOS

OBJETIVO: 

Promove eventos científico, culturais e artístico permitindo a discussões com pessoas que não vivenciaram o momento da construção de um  estudo.
 

DESENVOLVIMENTO:

Os eventos são realizados para uma rede de ensino  ou específico para umas das escolas parceiras.